Educação Escolar: políticas, estrutura e organização.

As transformações técnico - cientificas, econômicas e políticas.

As transformações técnicas - cientificas são denominadas como Terceira Revolução Industrial, revolução cientifica e tecnológica, era digital, entre outros, ou simplesmente de revolução tecnológica. Os acontecimentos ocorridos na economia e política, mais notoriamente a globalização, seriam elementos desencadeadores das transformações técnicos cientificas. A ciência passou a exercer um papel de forca produtiva no lugar do trabalhador. Apesar de todo o fenômeno da acelerada transformação, esta trouxe uma radical revolução da técnica e ciência que e responsável pelas amplas modificações da produção, dos serviços e das relações sociais.
A revolução tecnológica é marcada pela energia termonuclear, que é responsável pelos avanços das conquistas espaciais alem de ser importante fonte alternativa de energia. Há também as revoluções da microbiologia e da microeletrônica, que de mais fácil percepção. O computador é considerado a maior invenção do século e tem em seu favor a questão de ser sinônimo de modernização, de eficiência, aumento de produtividade.
Há três campos que foram atingidos em maior intensidade pela revolução: agricultura, indústria e comercio ( setor de serviços).
A revolução informacional tem por base o avanço continuo das telecomunicações, dos meios de comunicação e das novas tecnologias da informação, tornando o mundo pequeno e interconectado por vários meios. A internet é a principal representante dessa fase da revolução informacional. Essas mídias exercem cada vez mais um papel de mediação e tradução da realidade social. Ainda a respeito da revolução informacional, apresentam-se também como características: o surgimento de uma nova linguagem comunicacional, os diferentes mecanismos da informação digital e acumulo de informações. Ela esta na base de uma nova forma de divisão social.
Globalização é uma palavra que esta sendo usada para expressar os fatores econômicos, sociais e políticos e culturais que expressam o espírito e a etapa de desenvolvimento do capitalismo que o mundo se encontra atualmente.
Capitalismo é denominado como um modo de produção em que o capital, sob suas formas, é o principal meio de produção. Tem como principio organizador a relação trabalho assalariado-capital e como contradição básica a relação produção social - apropriação privada. O capitalismo lançou-se no processo acelerado de reestruturação e integração econômica, que é o progresso técnico - cientifico em áreas como telecomunicações e informática, entre outros.
A globalização esta visível no processo de entrelaçamento da economia mundial, por meio dos blocos econômicos e ela pressupõem a submissão a uma racionalidade econômica baseada no mercado global competitivo e auto-regulável.
O termo globalização, embora sugira uma idéia de inclusão entre todos os paises, regiões e pessoas que se adequam aos novos padrões estabelecidos do desenvolvimento capitalista, ocorre o contrario, prevalecendo a lógica da exclusão da maioria, já que o capitalismo é orientado pela ideologia do mercado livre.
A globalização também tem influencias no poder, sendo de fácil percepção a configuração da nova ordem econômica e política mundial. Configuração esta que se deve ao avanço de neoliberalismo de mercado, queda do socialismo e globalização dos sistemas de mercado. Os paises ricos ou de primeiro mundo desempenham papel ativo na criação e na sustentação dessa sociedade política global.
O neoliberalismo vem assumindo juntamente com o capitalismo posições que se revezam. Possui característica estatizante em que a preocupação central é relacionada com o conteúdo igualitarista-social, com o objetivo de uma economia planejada e administrada pelo Estado.
A partir dessa comparação chega-se a existência de dois paradigmas: o da liberdade econômica, eficiência e qualidade e o paradigma da igualdade.
O paradigma da igualdade surge com o ideal de isonomia dos gregos e surge novamente com os ideais do Iluminismo. É caracterizada pela intervenção do Estado na economia, a política é exercida deforma de democracia representativa e um esforço em igualar toda a sociedade em educação, garantindo a igualdade de oportunidades.
O paradigma da liberdade econômica tem sua origem no modo de produção capitalista, e no modo de vida liberal – burguês. Em relação ao Estado, este possui poder limitado, interferindo apenas nas políticas publicas como na educação ao transferi-la para a iniciativa privada.
O neoliberalismo de mercado é a corrente doutrinaria do liberalismo que se opõe ao social-liberalismo ou novo liberalismo (Keynes) e retoma algumas posições do liberalismo clássico e conservador, preconizando a minimização do Estado, a economia com plena liberação das forças de mercado e da liberdade de iniciativa econômica.


LIBANÊO, José Carlos. Educação Escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo-SP: Cortez, 2003. p. 59 a 95.

Um comentário:

Politicas educacionais disse...

Bom dia!

Parabéns, você realizou todas atividades proposta para esse bimestre.

Atenciosamente.